Período de chuvas: cuidados com o roteador e o que fazer para não ficar sem internet

Em períodos de chuva os cuidados em relação aos aparelhos que fornecem internet têm que ser redobrados. 

As chuvas interferem direta e indiretamente na qualidade de conexão com a internet, e neste artigo vamos explicar por que isso ocorre e quais são as medidas que podem ser tomadas para evitar possíveis transtornos gerados pela chuva.


Por que as chuvas interferem na minha conexão?

Existem duas formas de estabelecer conexão na sua empresa ou residência, são elas: via cabo metálico, que é a menos usual hoje em dia por ser uma conexão mais lenta e antiga, e a conexão por fibra óptica que emite o sinal de internet por ondas de rádio. Em ambas as conexões as chuvas afetam a conectividade do Wi-Fi. Mas por que isso acontece?

No caso da internet de fibra óptica que distribui o sinal via rádio, a recepção do sinal pode ficar prejudicada porque a umidade do ar, nuvens carregadas e descargas elétricas na atmosfera, são fatores que criam obstáculos para a troca de dados. Esses fatores combinados geram a performance ruim da conexão via ondas de rádio em dias chuvosos. 

Quando a internet é distribuída via cabo metálico, as chuvas podem causar oscilações na distribuição do sinal, afetando a velocidade que os dados chegam nos equipamentos, e consequentemente atrapalhando a experiência do usuário. 


O que posso fazer para melhorar meu sinal de Wi-Fi em dias chuvosos?

O período chuvoso, como já dissemos, interfere e muito na conexão com a internet. Fora o fato de o sinal ser afetado pela chuva, podem acontecer também quedas de energia, ou outros acidentes que danifiquem o cabeamento e outras estruturas de rede que interrompam a conexão. Mas fora esses transtornos que podem ser gerados pelas chuvas o que você pode fazer na sua casa ou empresa para evitar a queda ou oscilação na conexão? Vamos te mostrar alguns passos simples que podem evitar que você fique desconectado durante esse período:

  1. Escolha bem o local de instalação do roteador e demais aparelhos eletrônicos

A água interfere muito na dispersão do sinal de internet, então o ideal é evitar o máximo colocar roteadores e demais equipamentos perto de janelas ou portas que dão acesso a áreas externas. Sempre que possível tente instalar esses equipamentos nos cômodos mais centralizados da residência ou empresa, para que a emissão e recepção de sinal não sejam afetados pelas chuvas. 

  1. Desconecte os cabos do roteador

As chuvas podem causar uma interrupção momentânea na recepção do sinal de internet, se você desconectar os cabos do roteador ou mesmo desligá-lo por alguns minutos, pode fazer com que a conexão seja restabelecida e o Wi-Fi normalizado.

  1. Utilize um estabilizador

A utilização de estabilizadores de energia, pode minimizar as oscilações da rede elétrica e evita que seus aparelhos eletrônicos sejam danificados. Além disso, como ele estabiliza as falhas na rede elétrica automaticamente ele impede que picos de luz interrompam a conexão de internet. 
A época de chuvas sempre causa transtornos na rede elétrica e consequentemente prejudicam a conexão com a internet.

É sempre importante ressaltar que o recomendado em dias de muitos raios e trovões, se desconecte todo e qualquer aparelho das tomadas para evitar acidentes e possíveis prejuízos, nesses casos é sempre melhor esperar a chuva passar para tentar reestabelecer a conexão.

 Em caso de danos no equipamento, dificuldades de conexão, demais problemas na rede, ou dúvidas de como proceder em chuvas e temporais entre em contato conosco para que possamos ajudar! Nossos colaboradores estão sempre à disposição para que você tenha sempre o melhor atendimento. Telefone: (94)3198-2020 ou WhatsApp: (94)99225-9444.

Com informações de Telecom Dados

Mais Posts

Phishing: Cuidado com esse golpe!

Phishing é um termo originado do inglês (fishing) que em computação se trata de um tipo de roubo de identidade online. É o tipo mais simples